Fãs ou clientes: quem você vai querer para sua marca?

    A celebridade é celebridade porque tem uma legião de fãs que a consideram importantes. E isso, muitas vezes não esta relacionado ao fato dela sempre cantar bem ou atuar bem em todos os trabalhos. Os fãs continuam colocando essa pessoa no hall da celebridade pelo relacionamento desenvolvido entre ela e o publico. 

    O mesmo deve acontecer com as marcas. Conquistar a atenção do cliente em potencial para que possa se fidelizar com a marca esta sendo cada vez mais difícil por causa da concorrência que tem aprimorado suas ferramentas na medida que elas evoluem. Por isso, trago a comparação das celebridades, no fortalecimento do relacionamento entre marca e seu consumidor, as marcas devem desenvolver fãs e não clientes "fieis".

    Ter práticas para gerir e otimizar esse relacionamento é importante para manter o cliente, ou melhor seu futuro fã, engajado. O Customer Relationship Management (CRM) são diversas estratégias produzidas para acompanhar e analisar os dados dos clientes ou qualquer outro tipo de interação feita por eles durante seu ciclo de vida. Isso permite que a marca possa conversar de forma personalizada e preceda as necessidades de seus clientes.

Um case muito bom para observarmos o CRM é a Amazon!  

A Amazon usa as dados de seus clientes para gerar experiências personalizadas. Dados como compras realizadas, produtos visualizados e itens adicionados ao carrinho, geram a cada cliente uma recomendação relevante que aumenta ainda mais a chance de uma nova compra. Essa ação de "prever" a próxima compra do cliente melhora ainda mais sua experiência com a marca. Além de reforçar ao cliente a atenção que a marca possui com ele. 

Espero que tenham gostado do conteúdo.

Até a próxima!

Att, Natália Prata. 

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